segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Caravana da Justiça Social realiza ações em Varzedo

A Caravana da Justiça Social chegou ao Recôncavo nessa sexta-feira (24). A cidade de Varzedo recebeu a 15ª edição do projeto itinerante que já percorreu diversos municípios baianos. 

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, esteve na cidade para acompanhar o mutirão. “Esse projeto já está incluso no calendário do Governo do Estado como uma ação que leva cidadania e direitos para toda população baiana”, afirmou. O prefeito do município, Ariecilo Bahia e outras lideranças políticas também estiveram na Caravana.

A Caravana, este ano, já passou por Nova Viçosa, Maracás, São Sebastião do Passé, Dias d'Ávila, Catu, Candeias, Jussari, Prado, Senhor do Bonfim, Entre Rios, Banzaê e Salvador (nos bairros de Valéria e Liberdade).

O mutirão de serviços gratuitos em Varzedo incluiu atendimentos de saúde, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento), Passe Livre para pessoas com deficiência e a Identidade Jovem (ID - Jovem), que assegura gratuidade no transporte interestadual e meia entrada em eventos esportivos e culturais para jovens de 15 a 29 anos, inscritos no CADÚnico e integrantes de famílias com renda de até dois salários mínimos.

Diálogos - Na parte da manhã, os estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição participaram de um bate-papo sobre protagonismo juvenil com a participação do titular da pasta. É o projeto Diálogos com a Juventude, que acontece em todas as Caravanas juntamente com a Coordenação de Políticas para Juventude da SJDHDS. 

“É muito importante que os jovens participem da política para mudar o panorama que está posto aí. Porque se a juventude não participa abre espaço para aqueles que não tem compromisso com a população assumam cargos públicos”, disse. 

Martins ressaltou ainda as ações do Governo do Estado voltadas para Juventude, a exemplo dos Programas Partiu Estágio, Mais Futuro e o Primeiro Emprego, como projetos que visam dar oportunidades dos jovens no mercado de trabalho. Martins lembrou ainda da possibilidade do município solicitar o apoio para formação de grupos de fanfarras nas escolas. “Basta que a diretoria entre em contato com a SJDHDS que uma equipe técnica é direcionada para o município com objetivo de formar o grupo musical”, explicou. 

SAS - Martins ainda participou da capacitação para gestores da assistência social da região do Vale do Jiquiriçá. “Estamos passando por um momento político do país muito complicado, sobretudo no que corresponde aos investimentos na área social, mas o Governo estadual está na contramão do Governo Federal e ampliando os investimentos na assistência social”, finalizou. ASCOM/SJDHDS






Aos Delegados Adolescentes 

Conferência Nacional dos Direitos dos Crianças e Adolescentes

Dentre os desdobramentos da última conferência, o Conanda lançou seleção virtual de adolescentes para compor o seu Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). As inscrições estão abertas até o dia 10/12/2017 (https://participa.direitosdacrianca.gov.br/). 

A participação e mobilização dos delegados das últimas conferências é fundamental!

Uma ação estratégica do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)
Desde a edição da Resolução 191/2017, o Conselho está implementando o seu mecanismo de participação de adolescentes, que inclui a composição do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), um grupo consultivo de 47 adolescentes que acompanhará os seus trabalhos por ciclos de dois anos. A composição do CPA se dará por meio de três etapas: atividades nos Conselhos Estaduais, Edital para grupos sociais diversos e uma etapa de participação virtual.     

Neste mês, está acontecendo a seleção virtual dos adolescentes que comporão o CPA. Dez adolescentes serão selecionados por meio de um game de participação na plataforma https://participa.direitosdacrianca.gov.br/.

A seleção acontecerá em duas etapas: 

Etapa 1: na página, os adolescentes lançarão propostas no tema "Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos" e votarão nas demais propostas. Cada voto realizado e recebido nos comentários rende pontos. Os 40 adolescentes com mais pontos passam para a 2ª etapa. 

Etapa 2:  os adolescentes criarão um vídeo debatendo o tema da seleção e publicarão em suas redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook). Os 10 adolescentes que tiverem vídeos com mais likes (votos positivos) serão eleitos para o CPA, seguidos por mais 10 participantes suplentes. Já os outros vinte formarão um grupo de comunicadores que poderão ser convidados para eventos e debates realizados pelo Conanda.

É muito importante contar com a mobilização de vocês!!
Estou à disposição para tirar qualquer dúvida.

Atenciosamente,
Teresa Labrunie
Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Ministério dos Direitos Humanos (61) 2027-3962