Secretaria discute parcerias com a Fundação José Silveira
O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, reuniu-se com o presidente da Fundação José Silveira (FJS), Geraldo Leite, na manhã desta quinta-feira (23), para discutir novas parcerias na área de assistência social, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social e internos do sistema socioeducativo."Temos total interesse em ampliar nossa parceria com a Fundação José Silveira, especialmente com ações que promovam o acesso dos jovens aos benefícios sociais, com serviços e atendimentos de saúde", pontuou Carlos Martins.
A FJS tem acordo de cooperação técnica com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) desde 2012 para desenvolvimento de ações de capacitação de trabalhadores do sistema socioeducativo; o projeto Versos de Liberdade. Entre as áreas trabalhadas, mediação de conflitos e promoção da cultura da paz.
Neste mês, a FJS ganhou uma Unidade Móvel para diagnóstico e controle da tuberculose - o teste rápido leva apenas duas horas, enquanto o diagnóstico por via bacteriológica leva de 2 a 3 meses. O foco é em pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde é maior o risco de adoecimento, como a população em situação de rua, a população privada de liberdade e os catadores de recicláveis. "Nosso primeiro passo é estabelecer uma programação para essa Unidade Móvel, que é a única existente na Bahia. E temos certeza de que batemos na porta certa", afirmou Geraldo Leite.
Inicialmente, a Unidade Móvel irá prestar atendimento na Fundac, a começar pela Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (Case). Além de exames, serão oferecidos treinamentos na área de saúde, direcionados aos profissionais que atuam com adolescentes.
A proposta da Secretaria é que a Unidade participe também das Caravanas da Justiça Social, estendendo o atendimento às comunidades indígenas e quilombolas. "São comunidades que costumam ficar à margem da sociedade e é nossa obrigação, enquanto Secretaria de Justiça Social e Direitos Humanos, assegurar cidadania e qualidade de vida para toda a população, especialmente aqueles que mais precisam", enfatizou.ASCOM/SJDHDS