Encontro em Salvador reúne membros do Conselho Nacional de Assistência Social dos estados do Nordeste
Membros do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) dos nove estados nordestinos se reuniram nesta quarta-feira (25), em Salvador. Na pauta do encontro, a Gestão Democrática e o Controle Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A reunião continuou durante esta quinta-feira (26), com uma série de oficinas e discussões com o objetivo de levantar demandas para serem apresentadas na reunião ampliada e descentralizada do CNAS, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em Porto Alegre.
Presente no evento, a superintendente de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Leísa Sousa, realizou a abertura do encontro. “Para nós aqui da Bahia é uma honra receber essa discussão. Nós precisamos atuar por conselhos cada vez mais fortes, com uma gestão cada vez mais democrática, para lutarmos contra os desmontes que estamos acompanhando nos últimos dois anos”, afirmou aos conselheiros presentes.
Na programação da manhã de hoje, os participantes acompanharam duas apresentações sobre o tema da reunião. As palestras foram sobre “Paridade e Representatividade nos Conselhos de Assistência Social” e “O exercício do controle social e as condições para cumprimento das atribuições do Conselho”. As palestras foram apresentadas por Leovane Gregório, representante do Conselho Federal de Psicologia no CNAS; e Caroline Sampaio, representante do Ministério do Desenvolvimento Social.
Já na quinta-feira (26), os participantes vão acompanhar a apresentação dos resultados das duas oficinas, além da avaliação e observação das pautas que serão levadas para a reunião em Porto Alegre.
Na abertura do evento também estavam presentes Neusa Cadore, deputada estadual da Bahia e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social; Rosângela Santos, vice-presidente do CNAS; Rodrigo Alves, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) da Bahia; Marcelo Tourinho, representante dos trabalhadores no SUAS; e Ivani Matias, coordenadora geral do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social – Fonaceas. ASCOM/SJDHDS